O Dilema do Porco-Espinho

O Dilema do Porco-Espinho

Leandro Karnal

De: ¥ 2.150

por ¥ 1.935

Descrição Rápida

O poeta Vinicius de Moraes cantava “que é melhor se sofrer junto, que viver feliz sozinho”. Será?

Neste livro, o historiador Leandro Karnal, um dos intelectuais mais influentes do país, discute uma questão presente na vida de todos: a solidão. A partir de referências filosóficas...... Ler mais | Informações técnicas

Descrição do Produto

O poeta Vinicius de Moraes cantava “que é melhor se sofrer junto, que viver feliz sozinho”. Será?

Neste livro, o historiador Leandro Karnal, um dos intelectuais mais influentes do país, discute uma questão presente na vida de todos: a solidão. A partir de referências filosóficas ou religiosas, relacionadas a fatos históricos ou a romances, ele faz uma saborosa reflexão sobre a natureza de viver só – ainda que por pouco tempo.

Ele apresenta como a solidão é encarada no cinema, na literatura, na música, nas artes. Mostra que ela pode ser uma luz e que, em alguns casos, Deus revela-se aos solitários. Segundo o Gênesis, aliás, Deus teria dito: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e corresponda”. E o autor amplia o tema para discorrer como a tradição judaico-cristã em geral abordou a solidão.

Em O Dilema do Porco-Espinho, Karnal viaja pela modernidade líquida e também analisa a solidão no mundo virtual. Contempla tanto temas como os amigos imaginários das crianças até pensamentos de filósofos como Aristóteles, que dizia que a solidão criava deuses e bestas.

Como a solidão é um tema que sempre o acompanhou e, segundo revela o próprio Karnal, tem se amplificado em sua maturidade, o autor escreve este livro como um ensaio pessoal. Ao dividir suas meditações, o autor convida seu interlocutor, durante o ato da leitura, a deixar a solidão de lado e compartilhar de seus pensamentos.

Informações Adicionais

Idioma Português
Editora Planeta
Autor Leandro Karnal
ISBN 9788542214369
Acabamento Brochura
Formato 14,0 x 21,0 cm
Ano 2018
Número de páginas 192

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.